Porque os concertos de música estão com preços tão elevados?

Concertos em Lisboa

Recentemente foram anunciado o novo concerto dos Imagine Dragons no Estádio da Luz. Sendo um espetáculo que muitos desejam ver, a promotora Everything is New colocou os bilhetes á venda por 95 euros no mínimo (excepto mobilidade condicionada), tornando o bilhete deste concerto o equivalente de um bilhete para o seu festival NOS Alive, onde os Imagine Dragons já estiveram várias vezes.

Concertos em Lisboa

Já no ano passado, Taylor Swift passou pelo Estádio da Luz na “Eras Tour” tendo dado uma facturação entre 7 e 9 milhões de euros por cada concerto, tendo sido o cachet da artista cerca de 2 milhões de euros.

Apesar do valor mínimo do bilhete para Taylor ser bastante mais baixo que Imagine Dragons, quem foi comprar bilhetes para Taylor e não conseguiu os poucos bilhetes a 62.50 euros para o piso 3, teve de pagar mais de uma centena de euros para ver por exemplo no relvado: mais propriamente 170,50 euros.

Mas porque estes concertos são tão caros, comparando por exemplo com os concertos no Passeio Marítimo de Algés? O conforto, a qualidade de estrutura do palco, etc etc, paga-se mas apesar de ir a um concerto deste género deixou de ser algo normal e passou a ser tomado como uma “Experiência” que só pode ser feita uma vez por ano. Não será à toa que a promotora, promove apenas um concerto deste género por ano.

Existem os custos do aluguer do estádio, os custos associados ao concerto, o cachet dos artistas, mas será que difere tanto, para a estrutura de um festival como o NOS Alive? Depois dos 5 concertos dos Coldplay em Coimbra, numa manobra de publicidade sem igual, o caminho está aberto para a criação de ir a um concerto por ano. Não é necessário ir para uma confusão de um festival e podemos ver o nosso artista favorito num lugar marcado.

O facto destes concertos por norma esgotarem, leva a que os preços continuem a subir, levando a que muitas vezes estes concertos fiquem só ao acesso de pessoas que podem dar cerca de 500 euros para pais e filhos possam ir a um concerto musical que dura cerca de 2 horas.

Em Madrid, o mesmo concerto… preços mais baratos

Este comportamento não acontece apenas em Lisboa, ou Portugal, os preços pouco a pouco estão a ficar mais caros por todo o mundo. No entanto, por exemplo em Madri o custo do bilhete minimo é de 73,50 euros o que comparado aos 95 nacionais, deixa um pouco a desejar.

Pensando que em Madrid o salário minimo é mais alto que o nacional, porque é que os preços de entrada nestes concertos é mais baixo?