Agenda de Concertos de Expensive Soul em 2024
- 2 de Março – Vila Nova de Foz Côa
- 23 de Março – Ourique
- 19 de Maio – Valongo
- 8 de Junho – Vila do Conde
- 14 de Junho – Oeiras
- 29 de Junho – Entroncamento
- 11 de Julho – Freamunde
- 12 de Julho – Rio Tinto
- 20 de Julho – Pedrógão Grande
- 24 de Julho – Lagos
- 28 de Julho – Vila do Conde
- 6 de Setembro – Nazaré
- 21 de Setembro – Soure
Um pouco da história de... Expensive Soul
Quem São os Expensive Soul
Os Expensive Soul são um grupo de Leça da Palmeira composto por Demo e New Max em 1999.
Sendo um dos projectos mais antigos de hip hop nacionais ainda em atividade os Expensive Soul passaram por várias fases durante este período de 25 anos.
Origem dos Expensive Soul
O projeto começou quando New Max e Demo andavam na mesma escola em Leça da Palmeira, Matosinhos e juntaram-se para fazer música. Demo desafiou New Max para participar no concurso da Antena 3 que era destinado a eleger os melhores 12 temas sobre droga, flagelo que assombrava as ruas de Portugal nas últimas duas décadas do último século.
Depois de terem ganho, actuaram nas primeiras partes dos concertos de Kika Santos em 2000, mas chegaram rapidamente á conclusão que precisavam de uma banda de suporte, nomeada de Jaguar Band.
Álbum de estreia e ascensão
em 2004 gravaram o seu primeiro álbum de estúdio tendo assinado um contrato com a EMI.
A série “Morangos com Açúcar” teve uma grande importância na evolução da carreira do grupo, uma vez que foi graças a “Eu Não Sei”, tema que surgia nos episódios da novela que o grupo foi mais conhecido pelos mais novos (público alvo do grupo).
Se “Eu Não sei”, primeiro single de BI fez parte da segunda temporada da telenovela “Falas Disso”, segundo single fez parte da temporada seguinte dando ainda mais relevância ao suceso do grupo.
Em 2006, lançam o segundo álbum “Alma Cara” que rendeu ao grupo uma nomeação para os MTV Europe Music Awards de 2006 na categoria Best Portuguese Act tendo perdido para os Moonspell. O tema “13 Mulheres” faz parte mais uma vez da banda sonora de Morangos com Açúcar encontrando assim um padrão de sucesso.
Mudança de Editora e mais sucessos
Com a mudança de editora em 2010, é lançado o álbum “Utopia” desta vez pela Vidisco que conta com o single “O Amor é Mágico”. Graças a ter passado por inúmeras vezes nas rádios nacionais, os Expensive Soul conseguiram mais uma vez fazer uma tour por Portugal tendo em 2011 ganho o Globo de Ouro para melhor música.
Em 2012 gravam o seu primeiro DVD ao vivo com o “Expensive Soul Symphonic Experience”, concerto ao vivo com a Fundação Orquestra Estúdio dirigida pelo maestro Rui Massena.
Anos mais tarde voltariam a gravar “Ao Vivo nos Coliseus”, sendo um álbum ao vivo com um best of dos seus melhores temas em concertos decorridos em 2015 nos coliseus de Lisboa e do Porto.
Concertos
Apesar de terem lançado o seu último trabalho em 2019, os Expensive Soul continuam a dar várias dezenas de concertos em Portugal por ano. Graças a um histórico de 25 anos de músicas, o alinhamento da hora e meia de concerto está coberta de sucessos que muitos ouviram nos Morangos com Açúcar.
Curiosidade
Durante vários anos um dos mais famosos artistas da atualidade fez parte da Jaguar Band como back vocals. Nem mais nem menos que Dino D’Santiago cantou dezenas de vezes como New Max e Demo, no início da sua carreira na música.