Agenda de Concertos de Paulo Gonzo em 2024
- 1 de Junho – Penafiel
- 5 de Julho – Albergaria-a-Velha
- 3 de Agosto – Alvre
- 24 de Agosto – Viseu
- 7 de Setembro – Torreira
Um pouco da história de... Paulo Gonzo
Quem é Paulo Gonzo?
Alberto Ferreira Paulo, ou Paulo Gonzo, nasceu em Lisboa no 1 de novembro de 1956.
Início de carreira
Paulo Gonzo começou a carreira como fundador do grupo de Jazz e Blues Go Graal Blues Band. Apesar de ter lançado três álbuns cedo descobriu que o que queria era ser reconhecido a solo. Tendo começado a carreira a solo com um álbum de covers em 1986 com o título My Desire.
Habituado a cantar em inglês anos mais tarde em 1992 aposta num disco cantado apenas em português intitulado “Pedras da Calçada” onde figurava uma primeira versão do seu maior sucesso Jardins Proibidos.
Fora d’Horas
Um dos seus álbuns mais conhecidos foi lançado em 1995. Fora D’Horas contava com a participação de alguns dos maiores artistas da altura como PEdro Abrunhosa, Rui Reininho, João Cabeleira e Zé Pedro dos Xutos e Pontapés entre outros. Daqui sairam vários singles como “Lugares” ou “Acordar”.
Quase Tudo
Em 1997, Paulo Gonzo lança o seu maior sucesso de vendas. O álbum “Quase Tudo” foi um dos álbuns que vendeu mais na sua carreira tendo chegado à sextupla platina, tendo singles como “Quase Tudo” ou a versão de “Jardins Proibidos” com Olavo Bilac.
Somos Benfica
Outro single bastante conhecido na carreira de Paulo Gonzo é lançado em 2002, sendo um dos temas mais conhecidos especialmente pelos fãs do futebol. “Somos Benfica” é o tema que foi composto por Paulo Gonzo com António Melo e Rui Fingers, sendo um dos hinos do Benfica.
Coletâneas
Ao longo da sua carreira de quase 50 anos fez várias coletâneas de temas, sendo algumas delas dos seus maiores sucessos, como de coletâneas com outros artistas como foi o caso do 20º aniversário dos Xutos e Pontapés com o tema XX Anos XX Bandas.
Prémios
Entre muitos galardões e prémios que ganhou ao longo da sua carreira o maior destaque vai para os dois globos de outo que ganhou em 1997 para Melhor Interprete Individual e Melhor Canção.