10 artistas populares para um bom arraial
Os Santos Populares estão aí a bater à porta, e para melhor companhia da sardinha e da imperial, nada melhor que um bom concerto de música popular. Por mais que tenhamos os nossos artistas favoritos nas nossas playlists, e que os artistas populares não façam parte dessas listas, num arraial nada melhor que ter aqueles temas que toda a gente conhece e que dá para estar a divertir-nos com os amigos a ouvir estas músicas, mesmo que estas não fossem a nossa escolha noutro qualquer outro evento.
Quim Barreiros
Ele é o mestre da letra de duplo sentido, e se não há semana académica que não tenha Quim Barreiros, também não há Santos Populares que não tenham os clássicos do cantor minhoto. Os mais de 50 anos de carreira, trazem os temas de Quim Barreiros como alguns dos mais tocados de norte a sul. A “Cabritinha”, o “Cozido à Portuguesa” e muitos outros temas de Quim Barreiros farão certamente parte da banda sonora de muitas localidades por todo o país.
A lista de concertos do cantor no mês de Junho é bastante preenchida existindo, por exemplo cidades como Lisboa que têm uma mão-cheia de concertos pelas suas várias freguesias e arraiais.
Toy
Se existe um cantor romântico português que entrou nos últimos anos para esta seleta lista foi Toy. Tornou-se nos últimos 10 anos um dos mais populares artistas, tendo passado de um artista pimba para um dos maiores guilty pleasure dos mais novos. Nos seus concertos, o público tem uma idade maioritariamente abaixo dos 25 anos, demonstrando que soube renovar os seus temas, lançando nos últimos anos temas que ficaram nos ouvidos dos mais novos.
Se existem temas que hoje em dia não podem falar nas playlists dos santos populares são “Cerveja no Congelador” e “Toda a Noite”, não fossem as noites dos santos populares, noites quase infindáveis.
Rosinha
Outra artista que tem significado muito sucesso de norte a sul com mais de 150 concertos por ano é Rosinha. Neste período de Santos Populares ninguém quer deixar de cantar os seus temas de duplo sentido muito ao estilo de Quim Barreiros. Ao contrário do que muitos pensam não é filha, e a única semelhança será mesmo o acordeão.
No entanto, nos últimos anos, Rosinha conseguiu com temas como “Eu descasco-lhe a banana” ou “É de gatas de eu gosto” ocupar um pouco do espaço tradicionalmente ocupado por Quim Barreiros, sendo um dos maiores períodos de concerto, o mês de Junho: mês dos Santos Populares.
Minhotos Marotos
Cláudia Martins e os seus Minhotos Marotos ficaram (ainda mais) conhecidos após cantar à desgarrada numa operação stop num vídeo que ficou viral. Se nesse período, o grupo já era bastante conhecido no norte de Portugal, com o destaque dos seus temas tornou-se um grupo com muitos convites por todo o país. Neste período de festas e de Santos Populares os Minhotos Marotos não vão parar, tendo bastantes concertos marcados de norte a sul.
Augusto Canário
Augusto Canário, à semelhança de Quim Barreiros, é um artista que vêm da escola da desgarrada minhota. Artistas que de improviso conseguem construir uma rima seja qual for o assunto. Com o passar dos anos e com a colaboração de muitos outros artistas, tornou-se um dos artistas com mais concertos no norte do país, sendo bastante conhecido na zona do Minho. Com o passar dos anos, e as atuações na televisão, pouco a pouco conseguiu também ocupar um espaço no sul de Portugal, sendo frequente encontrar o artista nas festas populares.
José Malhoa
Hoje em dia não sabemos se José Malhoa é o pai de Ana Malhoa, ou se Ana Malhoa é a filha de José Malhoa. Pode parecer a mesma coisa, mas não é. José Malhoa durante muitos anos foi um dos maiores artistas da música popular portuguesa por todo o país. Temas como “24 rosas” ou “Baile de Verão” são temas que só por si já pressupõe festa.
Apesar de com o passar dos anos, outros artistas fossem ocupando o espaço musical de José Malhoa, este continua a ser um dos artistas mais requisitados para os Santos Populares um pouco por todo o país.
Nel Monteiro
Outro artista que já passou os 80, um pouco na mesma linha de José Malhoa, é Nel Monteiro. O seu tema “Azar na Praia” levou a que não exista festa onde Nel Monteiro não tenha pelo menos este tema a tocar. Apesar da sua avançada idade, o artista continua a atuar ao vivo tendo mais de 4 dezenas de concertos no ano, sendo a maior parte deles agora pelo período das festas populares.
Ruth Marlene
Se existe artista que renasce nos santos populares e nas festas de verão é Ruth Marlene. A artista que brilhou no final dos anos 90, teve a sua carreira ressuscitada com o genérico da telenovela que passa à 4 anos na TVI “Festa é Festa”. Para além deste tema, “Pisca Pisca” ou “Coisinha Sexy” são temas sempre presentes em qualquer festa popular portuguesa.
Se há uma artista que hoje em dia é reconhecida pelos mais novos mesmo não existindo quando foi o seu auge é Ruth Marlene, por isso é uma das artistas mais contratadas para as festas dos mais novos.
Saúl
Outro exemplo que se pode enquadrar no regresso dos anos 90 é Saul. Na altura o pequeno Saúl fez um grande sucesso por todo o país com o seu “Bacalhau Quer Alho”. Depois de uma adolescência atribulada, 30 anos depois surge novamente Saúl para ser presença nas festas e feiras com temas como “comi-lhe o Melão” que se tornou quase tão conhecido como o tema que o tornou conhecido quando ainda era criança.
Saúl é uma aposta certa quando se pretende ter uma plateia animada, requisito fundamental para qualquer festa dos Santos Populares.
Némanus
Com uma carreira de mais de 20 anos, os Némanus tornaram-se um dos grupos favoritos das festas populares um pouco por todo o país. Apesar de terem sido inicialmente um grupo que surgiu apenas no centro do país, hoje em dia são requisitados de norte a sul, tendo um concerto planeado para o MEO Arena, algo frequente para um grupo de música popular portuguesa.
Os nomes não faltam e os sucessos para uma boa noite de Santos Populares também não. Resta apenas selecionar a noite para ir aos Santos Populares, ou ver o artista que vai abrilhantar a noite na vila ou cidade mais próxima.