8 cantores portugueses que nos deixaram cedo demais

A música portuguesa tem sido marcada por vozes que têm partido cedo demais deixando um legado eterno. Apesar de muitos terem a sorte de partir apenas com 80 anos ou mais outros, deixam-nos cedo, ficando a pensar como seriam as suas carreiras se não tivessem um fim tão prematuro.

Apesar de partirem cedo, existe sempre a memória que fica ao relembrarmo-nos dos momentos vividos ao ouvir os seus temas, e como se costuma dizer “uma pessoa só morre quando morre a última pessoa que ouviu falar dela”.

Deixamos aqui uma lista de 8 artistas que faleceram cedo demais.

  • 1. António Variações (1944–1984) — 39 anos

É talvez o artista mais destacado de toda esta lista. António Variações marcou toda a a geração de 80 com temas completamente fora da caixa. Ele cantava música ligeira, fado, pop? Ele era um experimentalista. Apesar de ser cabeleireiro durante o dia, e “artista” quando o sol se punha, foi apenas nos últimos anos de vida que o público reconheceu a sua importância na música.

António Variações

A sua morte deveu-se a uma palavra que na altura muitos morreram mas que era uma vergonha morrem por causa dela. A SIDA foi a causa de morte de António Variações.

  • 2. Carlos Paião (1957–1988) — 30 anos

Carlos Paião foi um dos artistas mais irreverentes da sua geração. Proveniente de Coimbra, rapidamente marcou a música portuguesa com as suas letras de música ligeira e as marchas que para sempre vão ficar na nossa memória. Venceu o Festival da Canção por uma vez, e era um dos letristas mais brilhantes da sua geração, tendo conquistado o público jovem.

Carlos Paião

Aos 30 anos de idade, a carreira de Carlos Paião teve um fim inesperado com um acidente viário, tendo levado um dos maiores artistas da sua geração.

  • 3. Sara Tavares (1978–2023) — 45 anos

Sara Tavares foi um dos maiores sucessos do final do século XX. Tendo ganho o Festival da Canção com uma idade bastante precoce, nunca escondeu as suas raízes, e sempre foi uma referência para a música portuguesa. Sempre com aquele toque afro, Sara Tavares emocionava todos aqueles que iam aos seus concertos com a sua voz terna e doce. A sua partida com apenas 45 anos de idade deixou a música portuguesa mais pobre e com saudade de uma das suas vozes mais importantes.

Sara Tavares

  • 4. Beto (1967–2010) — 43 anos

Beto marcou a música nacional com as suas baladas românticas. Em conjunto com Rita Guerra, ou a solo, Beto sempre marcou a música estando presente em alguns dos momentos mais importantes da amiga Rita Guerra. Conhecido como a voz de muitas bandas sonoras de telenovelas no início do séc XXI, Beto lançou o seu álbum de estreia em 2003 tendo permanecendo por 57 semanas no top nacional. Com apenas 43 anos, Beto sofreu um AVC tendo falecido nas Caldas da Rainha.

  • 5. João Aguardela (1970–2009) — 39 anos

João Aguardela desde muito novo mostou ser um destacado músico, tendo feito parte de alguns dos projetos mais importantes da música nacional. O compositor e músico teve nos Sitados o seu projeto mais importante, tendo aparecido com o grupo no famoso Rock Rendez-Vous. Depois do grupo que fez sucesso nos anos 80, participou ainda em grupos como A Naifa ou Megafone. O artista faleceu a 2009 com cancro no estômago com apenas 39 anos de idade.

João Aguardela

  • 6. Sara Carreira (1999–2020) — 21 anos

Um dos casos mais mediáticos dos últimos anos foi o falecimento de Sara Carreira. Apesar da cantora ainda estar muito no início da sua carreira musical, foi mais mediática a notícia por ser filha de um dos mais respeitados cantores nacionais: Tony Carreira.

Sara Carreira

Tony Carreira desde muito cedo habituou o seu público a ver os duetos entre si e a sua filha especialmente nos concertos dos grandes pavilhões. “Hoje Menina Amanhã uma mulher” era o tema que normalmente levava Sara Carreira a subir ao palco. No entanto, pouco tempo depois de lançar o seu primeiro single, Sara Carreira teve um despiste viário na autoestrada A1, tendo falecido no local com apenas 21 anos de idade.

  • 7. Angélico Vieira (1982–2011) — 28 anos

Angélico Vieira ficou conhecido pela sua participação na telenovela Morangos com Açúcar e o posterior lançamento dos D’ZRT. Os DZRT foram durante três anos um dos maiores fenómenos da música nacional do século XXI enchendo palcos de norte a sul.

Angélico Vieira

Em 2008, Angélico lançou o seu primeiro álbum, tendo atingido no mesmo o dia o “disco de ouro”. Quando estava a trabalhar no seu segundo álbum a solo, tem um trágico despiste automóvel na A1, tendo falecido dias depois com apenas 28 anos de idade.

  • 8. Nuno Guerreiro (1972–2025) — 52 anos

Nuno Guerreiro ficou conhecido desde muito cedo por ser um dos cantores da Ala dos Namorados. Com uma voz bastante diferenciada e com uma presença em palco marcante, Nuno Guerreiro interpretou, alguns dos temas mais conhecidos da Ala dos Namorados. A sua voz de contratenor, permitiu que tivesse bastante colaborações com vários artistas nacionais e internacionais.

Nuno Guerreiro

Ao longo da sua carreira foi indicado por várias vezes como melhor voz masculina, e ganhou o Globo de Ouro, pelo tema “Solta-se o o Beijo” com a também enunciada nesta lista Sara Tavares.

Inesperadamente faleceu aos 52 anos com uma infeção grave, partindo uma das vozes mais únicas da música portuguesa.

Qualquer um destes artistas que faleceram cedo demais foi como um murro no estômago de todos aqueles que não estavam à espera. Que teriam um concerto marcado com os amigos para os verem, ou que apenas gostavam das suas músicas.

Ficam apenas as músicas e as lembranças de todos estes cantores portugueses que certamente marcaram as suas gerações nos mais diversos estilos musicais. No entanto, continuaremos para sempre a poder homenageá-los sempre que damos play num dos seus temas, mostrando que apesar de terem partido cedo demais, que deixaram e irão continuar a deixar uma marca importante na vida de todos aqueles que escutam as suas músicas.