Os 8 djs mais conhecidos em Portugal

Portugal sem dúvida nenhuma é um dos países que os europeus marcam como o principal destino de férias de verão.

E quando pensamos em férias de verão o que vem junto em Portugal é praia, vida noturna e muita diversão. E um dos grandes destaques da vida noturna e da diversão em Portugal é a banda sonora que normalmente temos nos nossos clubes noturnos ou nas festas e festivais que podemos encontrar por todo o país.

Diego Miranda

Com o passar dos anos, cada vez surgiram mais djs nacionais com um grande destaque não só nos clubes nacionais como em alguns dos maiores palcos mundiais em estâncias de verão ou mesmo nos maiores festivais mundiais de música eletrónica.

Muitos deles começaram a produzir para nomes maiores enquanto ghost-producers e posteriormente começaram a criar o seu próprio nome à volta da mesa de mistura.

Vamos então conhecer 8 dos mais destacados djs nacionais:

1. Kura – O Ícone do Big Room

Neste momento Kura é capaz de ser um dos maiores djs portugueses nas grandes pistas mundiais. Pouco a pouco se afastou cada vez mais dos palcos nacionais, tendo digressões mundiais que passam pelos 5 continentes. Passou por alguns dos maiores festivais de música eletrónica como Tomorrowland, o Ultra Music Festival e muitos outros ao redor do mundo.

Kura

Teve no ínicio de carreira algum apoio de outros grandes djs mundiais como Hadwell ou Armin Van Buren, e pouco a pouco foi trilhando o seu caminho num género musical onde os artistas nacionais não estão normalmente no topo das listas. No entanto, Kura foi um dos primeiros djs a chegar ao Top100 da Dj Mag, o que lhe trás cada vez mais convites para brilhar um pouco por todo o mundo.

2. Diego Miranda – A Mescla Perfeita de House e Electro

Outro dos nomes nacionais conhecidos nas pistas internacionais é Diego Miranda. Apesar de estar à mais anos no meio da música eletrónica, ele é um dos nomes mais respeitados dentro e fora das fronteiras nacionais, tendo partilhado o palco com alguns dos maiores djs mundiais.

Diego Miranda

Com um estilo que mistura o house, electro e progressive, Diego Miranda conquistou um grupo grande de fãs fiel que continua a acompanhar o dj sempre que este passa por Portugal. E ver Diego Miranda é Portugal tornou-se mais raro quando o dj começou a aceitar residências em grandes clubes mundiais.

3. Moullinex – A Alma Criativa da Eletrónica

Moullinex é um criativo na música eletrónica. Originário de Coimbra, Moullinex consegue misturar as influências do disco, house e música pop de uma maneira única- Moullinex não é apenas um dj mas também é um produtor com uma visão muito própria da música eletrónica.

Moullinex tem a capacidade de criar atmosferas e experiências eletrónicas que envolvem o público tornando a sua carreira em algo bastante sólido ao longo dos anos. O produtor já passou por vários festivais nacionais como foi o caso do Festival Alive ou do Sonar Festival, sendo que o seu estilo continua a influenciar outros artistas.

4. Mastiksoul – O Mestre do House e Tech House

Se queremos um artista que já passou pelas maiores pistas nacionas e continua a ser um habituê das maiores festas nacionais, então podemos falar de Mastiksoul. Com uma carreira cheia de sucessos, ele é um especialista do techno-house. A sua vibe que mistura o afro-house com as sonoridades mais comerciais, torna Mastiksoul num must-have em muitas festas nacionais e internacionais.

O artista cria sets que variam entre momentos de pura explosão com momentos mais introspetivos, sabendo que irá continuar a marcar o cenário da música nacional.

5. Karetus – A Força do Electro e Drum & Bass

A dupla de produtores portugueses Karetus e composta pelos produtores Carlos Silva e André Reis. Com uma carreira de mais de 10 anos, são dois dos produtores mais vibrantes na música eletrónica nacional. Eles não produzem só as suas batidas, mas produzem sons com alguns dos maiores artistas nacionais como foi o caso de Agir, Diogo Piçarra ou Wet Bed Gang.

Karetus Concerto

Um dos temas mais pedidos nos espetáculos de Karetus é a adaptação do tema “Bella Ciao” que ficou conhecido na séria da netflix “La Casa de Papel”. Adaptando e produzindo temas em cima de pequenas frases conhecidas, por exemplo do público português, os Karetus continuam com uma presença habitual no território nacional.

6. DJ Vibe – O Pioneiro do Techno em Portugal

Dj Vibe, ou Tó Pereira, é um dos pioneiros do Techno em Portugal. Tendo começado a sua atividade no ido ano de 1992, este foi um dos primeiros djs respeitados pelos clubs nacionais, tendo trabalhado com alguns dos produtores mundiais. Ele trabalhou com Rui Silva com o projeto Underground Sound Lisbon, tendo criado o sucesso “So Get Up” que chegou ao topo do Club Chart da revista “Billboard” em 1994.

Dj Vibe passou por alguns dos maiores clubes mundiais como o Pacha em Ibiza, ou o Ministru of Sound em Lounders entre muitos outros. Se hoje em Dia Diego Miranda ou Kura estão nos Tops, devem respeitar Dj Vibe que foi um dos primeiros a chegar a esse estatuto.

7. Pete Tha Zouk – O Mestre do Techno Pesado

Pete Tha Zouk é um dos djs com uma carreira mais sólida dentro de fronteiras continuando a ser uma presença importante nos principais festivais nacionais. Tendo sido uma das maiores revelações do início do milénio, o produtor tem uma carreira de mais de 25 anos, tendo sido a década de 2010 uma das mais proficuas na produção de novos temas.

Hoje em dia continua a ser um dos djs mais requisitados nos festivais nacionais, misturando não só o techno com algumas batidas mais pesadas, sendo um nome que não poderia estar fora desta lista.

8. Kevu – A Promessa do Techno Nacional

Se existe um nome que continua a ser uma das principais promessas do techno nacional é Kevu. Com temas lançados pelas gigantes editoras Spinnin’ Records, Maxximize, Revealed Recordings e Smash The House, Rave Culture, entre muitas outras, KEVU é cada vez mais requisitado por Portugal e estrangeiro.

Já participou em eventos mundialmente conhecidos como foi o Ultra Miami ou Ultra Europe, e já foi presença por várias vezes no RFM Somnii. Com um projeto em crescimento KEVU é um será a curto prazo um nome a ter em consideração para os tops mundiais, sucedendo a uma dinastia de djs nacionais.

Conclusão

Embora os portugueses não estejam ao nível dos belgas ou dos holandeses quando falamos em música eletrónica, conseguimos entender que pouco a pouco a música eletrónica vai se instalando nos clubes e nos ouvidos nacionais.

Kalorama Público

Para tal serão importantes todos aqueles que já caminharam pelo estrelato, ensinarem aos mais novos como poderão ultrapassar as etapas que os leva dos pequenos estúdios, muitas vezes no próprio quarto aos maiores palcos e clubes mundiais.