Agenda de Concertos de Maria Leal em 2026
- 17 de fevereiro – Vila Boa de Quires e Mareles
- 17 de fevereiro – Maureles
Agenda de Concertos de Maria Leal em 2025
- 18 de Abril – Moita
- 3 de Maio – Quinta do Conde
- 29 de Maio – Cabanas, Palmela
- 8 de Junho – Carregado
- 13 de Junho – Lisboa
- 18 de Junho – Rio de Mouro
- 21 de Junho – Vila Boa, Barcelos
- 11 de Julho – Arco da Calheta
- 26 de Julho – Carvoeiro, Mação
- 2 de Agosto – Viso
- 2 de Agosto – Santana, Figueira da Foz
- 12 de Agosto – Argoncilhe
- 21 de Agosto – Bidoeira de Cima
- 30 de Agosto – Taipa
- 11 de Setembro – Santa Cita
- 7 de Dezembro – Cadaval
Agenda de Concertos de Maria Leal em 2024
- 4 de Fevereiro – Avões, Lamego
- 27 de Abril – Fataunços
- 4 de Maio – Marinhais
- 25 de Maio – Cacilhas, Almada
- 23 de Junho – Sobrêda
- 26 de Julho – Murta, Oliveira do Bairro
- 4 de Agosto – Canedo de Basto
- 17 de Agosto – Quintas do Norte, Torreira
- 24 de Agosto – Grada, anadia
- 28 de Agosto – Pero Negro
- 21 de Setembro – Panque
- 4 de Outubro – Campelos
- 5 de Outubro – Tamel
Um pouco da história de... Maria Leal
MARIA LEAL: A Empresária Que Se Tornou o Fenómeno Viral Inesperado da Música Pop
A Maria Leal (ou Elisabete Maria Pereira Garcia Rodrigues d’Eça Leal, se quisermos ser formais!) é uma figura que prova que, na música, o inesperado é o único que é garantido. Ela é empresária, tem um passado ligado à moda em Cascais e Elvas, mas o destino tinha-lhe guardado um lugar na história pop portuguesa, e que lugar! Ela é um fenómeno cultural que a nossa televisão e internet geraram, para o bem e para o mal.
A Curva de Carreira: Da TVI ao Tornado Viral
O ponto de viragem da sua vida aconteceu em 2016, mas de uma forma completamente sui generis. A sua primeira aparição pública deu-se no reality show da TVI, A Quinta, para terminar a relação com o Tiago Ginga. Foi ali que o produtor musical José Ricardo a viu e a convidou para um projeto que se concretizaria no CD A Força de um Sonho.
Em outubro de 2016, o mundo parou para assistir. A apresentação do seu primeiro single, “Dialetos da Ternura”, no programa Você na TV!, da TVI, não foi só uma atuação; foi um tsunami viral. O vídeo arrecadou mais de 3 milhões de visualizações em menos de um ano e foi o mais visto pelos portugueses no YouTube em 2016. É a maior anedota da música portuguesa moderna: um vídeo que, apesar das críticas à sua qualidade vocal e aos seus movimentos de dança peculiares, se tornou um marco absoluto, equiparando-a a fenómenos como o Zé Cabra.
O Fenómeno dos Emigrantes e a Fábrica de Singles
O sucesso do “Dialetos da Ternura” transformou a Maria Leal numa pop star da noite. Ela não parou, focando-se na indústria musical com inúmeros espetáculos em discotecas, especialmente nos principais destinos europeus dos emigrantes portugueses – França, Suíça, Luxemburgo. Ela soube capitalizar esta base de fãs que, genuinamente, a adora e a apoia.
A Maria Leal transformou a sua carreira numa fábrica de singles temáticos e virais. Lançou o hino do verão “O Verão É Nosso” (2018), que atingiu o milhão de visualizações em duas semanas, e a sátira “Desta Vez Não Vai Chover” (em resposta à piada da praga do verão anterior). Os seus vídeos, como o do tema “Tá Demais” (2019), continuam a ser fenómenos de partilha. E, com uma sensibilidade que nem todos lhe reconhecem, ainda lançou um tema de esperança na pandemia, “Isto Vai Passar” (2020), e uma canção de solidariedade, “Eu Estou com a Ucrânia” (2022).
Recentemente, em 2024, continuou a inovar com “Cheira-me a Falso”, gravado nas Grutas de Mira de Aire. A Maria Leal pode ser ridicularizada (e satirizada por humoristas como Joaquim Monchique e Diogo Batáguas), mas a sua carreira é um estudo de caso sobre o poder da cultura pop e da autenticidade viral em Portugal. Ela tem uma proximidade enorme com os seus fãs, e a sua história é, no fundo, a história de uma pessoa que não desistiu do seu sonho, apesar de tudo. E isso, no final, é o que conta!



