Agenda de Concertos de Toka e Dança em 2024
- 28 de Janeiro – Oleiros, Guimarães
- 4 de Fevereiro – Vilar Formoso
- 30 de Março – Viatodos
- 15 de Junho – Louro, Famalicão
- 21 de Junho – Alpendorada
- 22 de Junho – Angeja
- 23 de Junho – Beire
- 28 de Junho – Estreito
- 29 de Junho – Roriz
- 30 de Julho – Lousada
- 2 de Agosto – Salamonde
- 13 de Outubro – Alpendorada
Um pouco da história de... Toka e Dança
Quem são os Toka e Dança
Os Toka e Dança é uma dupla de dois irmãos, o Rafael e a Francisca oriundos do Marco de Canaveses.
Origem dos Toka e Dança
o projeto Toka e Dança surgiu em 2017 de um projeto familiar de forma a animar as festas de família. Com o tempo e o aumento de convites, os Toka e Dança rapidamente começaram a tocar a dançar para mais e mais pessoas, apresentando-se em palco com um cenário individual, acompanhados de banda.
Enqaunto Francisca canta, Rafael canta e toca concertina, um dos tradicionais instrumentos bastante popularizados a norte do Rio Douro.
Ao longo dos anos, as feiras e romarias começaram a dar valor aos Toka e Dança, sendo a região do norte o principal local dos concertos dos Toka e Dança.
Apesar de ter feito 18 anos apenas em 2024, Francisca Monteiro é o tesouro da banda que começou a cantar profissionalmente desde os 13 anos de idade a quando do lançamento do primeiro disco do grupo intitulado de “Vira que Vira”.
Apesar de no início os Toka e Dança ter sido formado com dois primos, em 2020 a formação fica apenas com os dois mentores iniciais do projeto que visa divulgar a música portuguesa, as tradições e costumes da cultura que distinguem os portugueses da restante população mundial
Em 2021, os Toka e Dança assinam o seu contrato com a editora Espacial, responsável por ser uma editora que tem no seu catálogo alguns dos maiores nomes da música popular portuguesa.
Concertos dos Toka e Dança
Ao longo dos anos os concertos dos Toka e Dança têm vindo a aumentar em número, sendo que os seus temas tem sido mais diversificados, começando pouco a pouco a ter concertos por todo o país. Como todos os grupos começam de uma forma mais regional, mas com a aquisição do Camião Palco, existe uma maior capacidade de chegar a qualquer terra nacional, e dar o espetáculo que anima os seus habitantes.