Agenda de Concertos de Augusto Canário em 2024
- 1 de Setembro – Goães
- 3 de Setembro – Palmela
- 4 de Setembro – Arcos de Valdevez
- 6 de Setembro – Candelária, Ponta Delgada
- 7 de Setembro – Aradas
- 13 de Setembro – Vila Franca das Naves
- 14 de Setembro – Penafiel
- 16 de Setembro – Braga
- 19 de Setembro – Castro Daire
- 20 de Setembro – Carnide, Lisboa
- 21 de Setembro – São Martinho de Sande
- 28 de Setembro – São Miguel de Fermelã
- 29 de Setembro – Seide
- 13 de Dezembro – Navais, Póvoa de Varzim
Um pouco da história de... Augusto Canário
Augusto Canário é o nome artístico de Augusto Oliveira Gonçalves nasceu a 7 de Abril de 1960 em Vila Nova da Anha, em Viana do Castelo.
Augusto Canário é um dos artistas mais reconhecidos da música popular, e mesmo sendo mais populares em cantigas à desgarrada, é um dos descendentes dos géneros musicais do Minho onde se podem encontrar viras, chulas e os tradicionais cantares ao desafio.
Hoje em dia bastante popularizados pelos programas de sábado e domingo à tarde, onde vários grupos vão actuar para depois terem centenas de concertos por todo o país, deve-se saber que muitos destes artistas foram ensinados em cursos ministrados por Augusto Canário.
Apesar de não trabalhar unicamente com a música, Augusto Canário é um dos artistas que mais concertos tem por todo o país, seguindo os passos de outro artista do Minho que também é recordista de concertos por Portugal: Quim Barreiros.
Discografia
A discografia que pode ser encontrada no website de Augusto Canário, conta com álbuns desde 2000, o que levaria a 25 anos de música, mas a sua carreira é bastante anterior a esta data.
No entanto, alguns dos discos do artista são de concertos dados ao vivo em locais tão importantes como a Romaria da Senhora da Agonia, em Viana do Castelo, no Santoinho, ou mesmo no Rio de Janeiro.
Concertos
Como já foi considerado, Augusto Canário é um dos artistas na actualidade com mais concertos em Portugal, sendo também um artista bastante requisitado para cantar no estrangeiro para a comunidade portuguesa.
Fora da Música
Desde muito cedo que Augusto Canário colaborou com várias coletividades locais, tendo integrado grupos musicais, grupos folclóricos e tunas tradicionais, tendo sido um dos maiores promotores da concertina, instrumento muito popular na região do Minho.
No entanto, desde 1982 que é animador sociocultural na Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Com Deficiência Mental, de Viana do Castelo tendo concluído o Bacharelato em Animação Sociocultural e Licenciatura (DESE) em Gestão das Artes na Cultura e na Educação na Escola Superior de Educação Jean Piaget de Arcozelo, Vila Nova de Gaia. Para além disto é formador certificado em escolas profissionais tendo criados os primeiros cursos de aprendizagem ligados à concertina.