Agenda de Concertos de Karetus em 2024
- 27 de Abril – Multiusos de Guimarães
- 10 de Maio – Vila Franca de Xira
- 11 de Maio – Abrantes
- 8 de Junho – Vila Real
- 29 de Junho – Lousada
- 5 de Julho – Ribeira Quente
- 6 de Julho – Mogadouro
- 13 de Julho – Ermesinde
- 26 de Julho – Avis
- 27 de Julho – Peniche
- 3 de Agosto – Castelo Branco
- 12 de Agosto – Trancoso
- 15 de Agosto – Almada
- 6 de Setembro – Favaios
- 7 de Setembro – Faro
Um pouco da história de... Karetus
Origem dos Karetus
Os Karetus são um projeto de Andre Reis e Carlos Silva com várias influências na música eletrónica.
Porquê do nome Karetus
O nome Karetus foi inspirado nos tradicionais Caretos de Podence, que são uma das figuras típicas nacionais mais tradicionais da cultura transmontana que saem á rua no entrudo e no natal.
Início de Carreira
Durante os primeiros anos os Karetus começaram a fazer o circuito de festas estudantis, e discotecas de renome do norte do país. Em 2012 lançaram o seu primeiro EP “Entrudo” com a Torrun Records, tendo atingido o Top 5 muncial em várias categorias, projetando a dupla a nível mundial. tornando desde muito cedo uma das referências nacionais neste género musical.
Depois de terem lançado mais um EP em 2013, o primeiro disco surge em 2015 com o título “Piñata” com a participação de múltuplos artistas nacionais como foi Agir, Riot ou Pongolove que neste periodo faziam parte dos Buraka Som Sistema.
Colaborações
Para além de múltiplas colaborações a nível de produção de música eletrónica com muitos artistas internacionais, Diogo Piçarra, Wet Bed Gang, Dino D’Santiago são alguns dos artistas nacionais que já fizeram parte de alguns êxitos dos Karetus.
Remixes
Para além das colaborações, os remixes são uma parte muito importante da vida deste género musical. Um dos remixes mais conhecidos dos Karetus é o “Bella Ciao” música popularizada pela séria “La Casa de Papel” da Netflix. No Youtube, conta com 6.5 milhões de visualizações sendo um dos temas mais ouvido do grupo.
Concertos
Apesar de serem provenientes da linha de Sintra de onde saíram muitos rappers nacionais, os Karetus já há muito tempo que saíram do tradicional circuito das discotecas nacionais, estando hoje em dia a tocar para os maiores públicos nacionais nos maiores festivais e festas nacionais, como em algumas das maiores discotecas mundiais, tornando os Karetus em Portugal só comparados a dois dos maiores nomes da música eletrónica nacionais: Kura e Diego Miranda.
Nos concertos, os Karetus para além de passarem muitos dos sons que a audiência conhece, aproveitam para mixar alguns dos sons da atualidade, tendo por exemplo num concerto pós vitória do europeu de futebol de 2016 passado um remix de 15 minutos da narração do golo do Éder, ou mais recentemente ter feito um remix com as palavras de José Rodrigues dos Santos quando abriu o telejornal a dizer “Morreram Todos” referindo-se à morte dos ocupantes do submarino Titan.