Agenda de Concertos de Richie Campbell em 2024
- 12 de Fevereiro – Manteigas
- 26 de Março – Alter do Chão
- 13 de Abril – Leiria
- 24 de Abril – Odemira
- 30 de Abril – Aveiro
- 4 de Maio – Porto
- 22 de Maio – Setúbal
- 25 de Maio – Azambuja
- 15 de Junho – Reguengos de Monsaraz
- 30 de Junho – Lisboa
- 12 de Julho – Valença
- 13 de Julho – Fafe
- 25 de Julho – Cantanhede
- 26 de Julho – Oliveira do Hospital
- 27 de Julho – Trofa
- 29 de Julho – Lever
- 2 de Agosto – Portimão
- 3 de Agosto – Tarouca
- 4 de Agosto – Peniche
- 9 de Agosto – Zambujeira do Mar
- 10 de Agosto – Ribeira Grande
- 15 de Agosto – Valongo
- 22 de Agosto – Alcobaça
- 23 de Agosto – Alpiarça
- 24 de Agosto – Carvalhosa
- 29 de Agosto – Crato
- 30 de Agosto – Porto D’Ave
- 31 de Agosto – Gradil
- 7 de Setembro – Mora
- 13 de Setembro – Ferreira do Alentejo
Um pouco da história de... Richie Campbell
Quem é Richie Cambell
Ricardo Dias de Lima Ventura da Costa, mais conhecido por Richie Campbell nasceu a 25 de Novembro de 1986 em Caxias, Portugal.
Richie Campbell é jamaicano?
Ao contrário do que muita gente pensa, Richie Campbell não nasceu na Jamaica, apenas foi lá algumas vezes para inspiração para as suas músicas e para gravar alguns videoclips. Apesar de não ser jamaicado é fluente em inglês com sotaque jamaicano e em patoá jamaicano.
Inicio de Carreira
Richie Campbell surgiu nos primeiros anos da década de 2010, tendo sido considerado o primeiro fenómeno proveniente da internet em Portugal. Com um estilo musical ligado ao reggae e R&B, Richie Campbell foi um dos primeiros cantores com sucesso neste género musical.
Um dos primeiros destaques foi o facto de ter sido o primeiro artista a esgotar uma sala de grandes dimensões não tendo nenhum álbum lançado nem editora.
Álbuns
O primeiro álbum de Richie Campbell foi Focused, gravado na altura na Alemanha, contando com participações de artistas conhecidos neste género musical como é o caso de Anthony B e Ikaya. Neste álbum entre outros temas estava “That’s How We Roll, tema que foi nomeado para os Globos de Ouro 2013.
Dois anos depois, Richie Campbell lançou “In 876” um álbum produzido entre Kingston(Jamaica) e Lisboa. Este álbum segue o sucesso do primeiro, tendo sido o álbum que ascendeu ao top digital em apenas 2 horas.
Tour 2015 e 2016
Durante 2015 e 2016 Richie Campbell faz a tour In 876 onde fez dezenas de concertos em Portugal, passando depois por países como Alemanha, Polónia, Inglaterra, França, Suíça, Suécia, Itália, Áustria, Luxemburgo e ainda pela Jamaica e Barbados. Graças a esta tour, Richie Campbell coloca-se no cenário mundial deste género musical com menos de 30 anos de idade.
2016 marca também a colaboração com o cantor cabo-verdiano Nelson Freitas no tema “Break Of Dawn” e do single de platina “Do You No Wrong”.
“Lisboa” e “Heartbreak & The Other Stories”
Com centenas de concertos posteriores já na editora “Bridgetown” Richie Cambpell tornou-se como a referência da editora que hoje em dia conta com Julinho KSD ou Plutónio.
Participações
Outra participação que chegou aos tops da música nacional e deu a conhecer ao grande público Slow J foi “Water” considerado um dos temas mais ouvidos desse ano.
Richie Campbell no MEO Arena
Pela primeira vez em 2018, Richie Campbell encheu o MEO Arena com mais de 18 mil pessoas, recebendo entre outros convidados, Plutónio, Mishlawi e Slow J. 5 Anos depois Richie Campbell volta ao MEO Arena para um segundo concerto nesta sala tornando-se o artista nacional deste género musical com mais participações nesta sala de espetáculos nacional.