10 Grupos Portugueses que Brilharam nos Anos 90
Os anos 90 viram grandes transformações na vida dos portugueses. E a música foi um dos elementos onde os 90 conseguiram diversificar mais os estilos, dando um maior relevo ao rock, existindo sempre uma piscadela ao pop, sendo que no final da década as boysbands ocuparam os topos das tabelas de vendas.
No entanto, muitas das músicas feitas nesta altura ainda estão na nossa memória colectiva, e irão permanecer nas nossas playlists por muitos anos, num revivalismo que 30 anos passados continuam a estar na memória de quem os viveu, e na descoberta de todos aqueles que nasceram depois.
Vamos ver 10 grupos que deixaram a sua marca na música dos anos 90.
1. Xutos e Pontapés
Se existe uma banda sobre a qual não se pode deixar de falar quando se fala da década de 90 são os Xutos e Pontapés. Apesar da banda ter começado a sua trajetória nos anos 80, foi na década seguinte que os Xutos tiveram um dos seus pontos altos.
Com o lançamento de vários álbuns de onde se pode destacar O Circo de Feras (1991), os Xutos colocaram-se como a banda de rock nacional. Temas como “Á minha Maneira” ou “Homem do Leme” permanecem até hoje como hinos nacionais que não podem faltar em qualquer festa.
2. Sitiados
Nascidos no início da década de 90, os Sitiados foi um dos grupos com uma maior popularidade no início dos anos 90. Com uma base de fãs fiel, a banda misturava o rock, o pop e até o reggae, chamando a atenção do público português. Dois temas ficaram para a história da música portuguesa “Vamos ao Circo” e “Esta vida de Marinheiro”.
Sob a batuta de João Aguardela, os Sitiados entre outros foram um dos grupos que abriram o histórico Portugal ao Vivo. Com 5 álbuns entre 92 e 99, o grupo personaliza da melhor forma a irreverência dos anos 90.
3. Excesso
Os Excesso foram a primeira boy band portuguesa, e marcaram o cenário musical no fim da década de 90. Numa altura em que o cenário musical português era marcado pelo rock, a música ligeira internacional (aka pop) começa a ter alguns grupos de raparigas e rapazes que marcavam pelas coreografias e músicas chiclete.
Em Portugal, os Excesso levaram o “Eu Sou Aquele” como um tema que tocou sem parar nas rádios nacionais, tendo estado várias semanas como o seu primeiro álbum no top de vendas. Apesar de uma curta carreira o revivalismo, trouxe os Excesso novamente 25 anos depois para um mega espetáculo no MEO Arena.
4. GNR
Outro grupo que começou a sua carreira nos anos 80, mas tiveram um dos seus maiores destaques nos anos 90 foram os GNR. O grupo portuense liderado por Rui Reininho lançaram “Rock In Rio Douro” em 1992 onde tinham temas como “Sangue Oculto”, “Pronúncia do Norte”, “Ana Lee” e “Sub-16”, alguns dos temas que ainda hoje se podem ouvir nos concertos actuais dos GNR. O disco obteve 4 discos de platina e teve 38 semanas no top nacional.
Nesta década é de destacar dois grandes espetáculos dados pelo grupo. Em 1992 dão um grande concerto no Estádio de Alvalade para 40 mil pessoas, levando no ano seguinte a repetir o espetáculo desta vez no Estádio das Antas, no Porto.
5. Quinta do Bill
Numa altura em que o rock dominada os palcos, os Quinta do Bill trouxeram uma sonoridade diferente. em 1992 lançaram o seu primeiro álbum “Sem Rumo” onde vinha um dos seus maiores êxitos “Os Filhos da Nação”.
Provenientes de Tomar, Carlos Moisés e companhia gravaram vários álbuns nos anos 90 mostrando que não foram apenas um grupo conhecido por uma só música. Durante muitos anos foram presença assídua em concertos por todo o país, mantendo-se ainda hoje no activo mostrando os temas que os tornaram mais conhecidos.
6. Ornatos Violeta
Os Ornatos Violeta foram formados em 1991 depois de terem vencido o Rock Rendez Vous. Em 1997 lançam Cão, onde incluía o tema “Letra S” com Manuela Azevedo (vocalista dos Clã) mas foi no último ano que veio aquele que é considerado um dos melhores álbuns da década de 90.
“O Monstro Precisa de Amigos” é ao mesmo tempo um trabalho que tinha uma produção mais cuidada mas que ao mesmo tempo trás a voz de Manel Cruz de uma forma que ficou para sempre na cabeça dos fãs. “Ouvi Dizer” continua a ser o tema que marcou a história do grupo, e ainda hoje 25 anos depois, continua a ser pedida e cantada a plenos pulmões pelos fãs nos concertos.
7. Pólo Norte
O Pop rock foi novamente o estilo escolhido por outra banda que fez sucesso nos anos 90. Os Polo Norte liderados por Miguel Gameiro, apostavam nas baladas como foram de chegar às rádios e televisões que na altura promoviam a maior parte da música portuguesa. Cantando totalmente em português, os Pólo Norte cantavam temas como se fossem crónicas da capital, tendo sido “Lisboa” um dos seus primeiros sucessos. No entanto o sucesso dos Polo Norte não se limitava a Lisboa, tendo feito centenas de concertos nos anos 90.
8. Delfins
Os Delfins foram um dos grupos com maior sucesso de vendas nos anos 90. Com duas dezenas de sucessos, o grupo que começou ainda nos anos 80, lançou em 1990 um dos seus trabalho com mais sucessos. “Desalinhados” tinha entre outros “Marcha dos Desalinhados”, “Se Eu Pudesse um Dia”, e o clássico “Nasce Selvagem”.
Em 1996, ganham dois Globos de Ouro numa das primeiras edições dos prémios nacionais, mostrando serem uma dos grupos com maior destaque neste período. Foram um dos grupos com mais concertos por todo o país nesta década, tendo passado por alguns dos maiores palcos nacionais sem esquecer festivais como foi o caso do Super Bock Super Rock e o Portugal ao Vivo.
9. Silence 4
Ao contrário da maior parte dos grupos da lista houve um grupo português a ter um enorme sucesso a cantar em inglês. Vinham de Leiria, e davam pelo nome de Silence 4. Entre o cover “A little Respect” mas também com temas como “My Friends” ou “Borrow” o grupo ficou bastante conhecido no fim da década de 90 tendo estado o seu primeiro álbum “Silence Becomes It” várias semanas no topo de vendas nacionais.
Os concertos sempre foram um sucesso para os Silence 4, tendo feito 90 concertos em 6 meses, tendo terminado esta tour no Pavilhão Atlântico (actual MEO Arena), em Lisboa. Apesar de terem tido uma curta carreira, o grupo de David Fonseca, não passou despercebido numa década onde os portugueses mostraram o que era fazer boa música.
10. Resistência
Para último, deixamos o projecto que era nada mais nada menos que um super grupo com elementos dos maiores grupos nacionais contemporâneos. A formação era composta por Fernando Cunha (Delfins), Olavo Bilac (Santos e Pecadores), Tim (Xutos e Pontapés) entre outros.
Os Resistência tiveram temas originais, bem como versões de músicas das bandas originais dos seus integrantes. “Não Sou o Único”, dos Xutos & Pontapés, e “Nasce Selvagem”, dos Delfins, foram por exemplo dois dos temas que ficaram popularizados pelos Resistência, tendo o grupo passado pelas maiores salas do país.
O Legado dos Anos 90
Os Anos 90 deixaram um legado que por muito tempo que passe não será esquecido. Não é à toa que 30 anos depois continuam-se a juntam não só os grupos que tinham terminado neste período, mas continuam-se a fazer espetáculos e grupos de tributo às bandas que referimos anteriormente.
Apesar de hoje em dia a música ser mais fácil de ser ouvida, não existindo a necessidade de carregar vinis ou cds como era nos anos 90, os sucessos eram criados e ouvidos de uma forma, que hoje em dia não é mais possível.
No entanto, e caso exista essa possibilidade, se um destes grupos passarem perto de tua casa, não percas a oportunidade de ouvir alguns dos clássicos que brilharam nos anos 90, e continuam a fazer parte da memória musical de milhões de portugueses.