10 músicas mais conhecidas de Marco Paulo

Aos 79 anos, Marco Paulo terminou uma longa luta contra uma doença prolongada. Nascido em Mourão, no Alentejo, mas residente à muitos anos em Sintra, Marco Paulo foi uma das maiores presenças na música nacional. Acompanhou muitas gerações e mesmo nos seus últimos anos de carreira sempre encheu muitos concertos por onde passou.

Com mais de 70 discos lançados ao longo dos últimos 50 anos, o seu repertório estava cheio de músicas bastante conhecidas de todos os portugueses. Vamos relembrar as 10 música mais conhecidas do Marco Paulo e que facilmente são reconhecidas em Portugal.

  • 1. “Eu Tenho Dois Amores”

Esta é a música mais conhecida de Marco Paulo. “Eu tenho dois amores” foi lançada nos anos 70 (há mais de 55 anos) e é raro o português que conhece este hino da música nacional. A sua letra personaliza os amores e desamores que todos nós sentimos entre duas pessoas diferentes. Ainda hoje em dia é uma das músicas mais tocadas nos karaokes em Portugal.

  • 2. “Maravilhoso Coração, Maravilhoso”

“Maravilhoso Coração, Maravilhoso” foi uma das baladas apaixonadas que nunca podia faltar no concerto de Marco Paulo que transmitia a emoção e toda a potência da sua voz. Esta música falando da emoção que passa pelo coração foi uma interpretação que ficou para sempre na mente de todos.

  • 3. “Ninguém, Ninguém”

Outra das músicas que sempre ficou colada à mente como se fosse pastilha elástica foi o “Ninguém Ninguém”. Depois de ter sido um grande sucesso nos anos 80, sempre ficou na cabeça dos fãs, tendo passado em inúmeros programas de televisão.

  • 4. “Taras e Manias”

Uma das músicas mais divertidas de Marco Paulo, onde qualificava as relações e todos os detalhes ente o homem e a mulher. Toda esta naturalidade numa letra espirituosa, continua ainda a ser um clássico nas festas populares.

  • 5. “Joana”

NA música portuguesa é normal a particularização dos amores pelos nomes femininos, e Marco Paulo também teve a sua, sendo Joana o nome escolhido para qualificar o amor que sentia, verbalizando numa canção tudo o que os jovens deveriam dizer ao seu grande amor.

  • 6. “Sempre que Brilha o Sol”

Outra música de amor que era bastante tocada no verão português, era “Sempre Que brilha o Sol”. Esta música leva sempre para os bons momentos so verão nacional, onde os portugueses vão para a costa, encher os pés de areia apanhando aquele sol que só é mesmo possível em Portugal.

  • 7. “Verde Vinho” (versão)

Apesar de ter sido um tema oiginal de Paulo Alexandre, Marco Paulo trouxe uma nova vida a este tema , tão comum às gentes nacionais que produzem vinho por todo esse Portugal. Apesar de ser uma versão é possível que a maioria da população conheça este tema como sea de Marco Paulo

  • 8. “Nossa Senhora” (versão)

Outra versão que foi popularizada em Portugal por Marco Paulo foi o tema de “Nossa Senhora”. Era conhecida a grande devoção de Marco Paulo a Nossa Senhora de Fátima, e este tema de Erasmo Carlos cantado por Roberto Carlos, casou muito bem com a voz de Marco Paulo e com todo o rito presente na devoção dos portugueses, sendo um dos temas mais cantados por peregrinos quando existem as peregrinações.

  • 9. “Tudo Por Amor”

“Tudo por Amor” foi outra balada de amor que fala do sacrífico e da entrega no amor. Esta foi mais uma letra bastante intensa, sendo uma interpretação única de Marco Paulo, sendo mais um dos temas bastante conhecidos entre os fãs

  • 10. “Morena, Morenita”

Outra ode às mulheres nacionais foi “Morena, Morenita” foi um tema que mais uma vez destacava as qualidades da mulher nacional face a muitas outras que frequentavam o nosso país e as nossas praias.

Marco Paulo: mais do que um cantor

Marco Paulo não era apenas um cantor. Sempre foi uma figura carismática que conquistou o coração dos portugueses com uma voz inconfundível e uma personalidade genuína. Ao longo de toda a sua carreira, recebeu inúmeras distinções incluindo a Medalha de Mérito – Grau Prata da Câmara Municipal de Sintra e a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, atribuída pelo Presidente da República.

Marco Paulo com caracois

Apesar de todos os problemas que teve ao longo da vida, Marco Paulo esteve ativo até ao fim da sua vida. Um dos últimos trabalhos foi a apresentação do programa “Alô Marco Paulo” na SIC. Continuou a dar concertos até pouco tempo antes de ter falecido. A sua última apresentação ao vivo foi no espetáculo “Para Sempre Marco” onde deixou umas palavras aos fãs.

O legado de Marco Paulo

A morte de Marco Paulo deixou um grande vazio na música portuguesa. No entanto as músicas de Marco Paulo vão continuar a tocar onde estiver um português nas festas populares, nos casamentos ou onde se queira proporcionar um ambiente de boa descontração entre os presentes.

Conclusão

Ao longo de 6 décadas, Marco Paulo acompanhou ou os portugueses nos seus momentos mais felizes, mais tristes, mas sempre com muita emoção. As suas músicas de amor levaram muitos casais a apaixonarem-se ou rirem-se das suas taras e manias. Apesar da sua partida, Marco Paulo será reconhecido como um dos maiores cantores da música nacional que atravessou os dois séculos, continuando na mente de todos pelo menos enquanto tocar uma das suas músicas mais conhecidas.

h1{ font-size:40px; } h2{ font-size:25px; }