Agenda de Concertos de Rosinha em 2024
- 2 de Setembro – Santo Estêvão
- 5 de Setembro – Póvoa de Santa Iria
- 7 de Setembro – Longrovia
- 8 de Setembro – Lagoaça
- 8 de Setembro – Monte Gordo
- 9 de Setembro – Arranhó
- 10 de Setembro – São João das Lampas
- 14 de Setembro – Lamas, Miranda do Corvo
- 21 de Setembro – Sobreira Formosa
- 22 de Setembro – Tarouca
- 30 de Setembro – Olival, Gaia
- 4 de Outubro – Campelos
- 6 de Outubro – Morais
Um pouco da história de... Rosinha
Quem é Rosinha?
Rosinha, ou Rosa Maria Sequeira Inácio, nasceu a 5 de Janeiro de 1971 no concelho do Montijo.
Início da carreira
Rosa Maria viveu a sua infância em Santo Isidro de Pegões, tendo mudado para o Montijo pelos 14 anos altura onde começou a tocar acordeão. Anos mais tarde foi aprender na mais conhecida e renomada escola de acordeão em Lisboa, o Instituto de Música Vitorino Matono.
Desde os 17 anos de idade que Rosinha começou a dar os seus primeiros concertos como vocalista e acordeonista, mas só em 2007 é que é reconhecida por este nome, tendo sido o seu primeiro concerto dado em Évora.
O seu primeiro trabalho de originais teve o nome “Com a boca no pipo” conquistando o seu primeiro álbum de platina.
Sucesso atrás de sucesso
Rosinha com o passar dos anos acumulou sucessos, com os álbuns anuais que foi lançando. Sendo uma digna sucessora do tipo de música popularizado por Quim Barreiros, Rosinha usa as letras de duplo sentido, para divertir o público.
Ao contrário de Quim Barreiros, Augusto Canário e demais grupos que sempre tiveram as suas carreiras muito focadas no norte do país, Rosinha teve até à uns anos atrás um público mais focado no centro e sul do país.
Em 2009, “Eu Levo no Pacote” torna-se rapidamente um dos seus maiores êxitos de carreira, seguindo-se em 2010 “Eu Chupo”. Os trocadilhos não terminam na boca de Rosinha, e mesmo nos intervalos das músicas Rosinha não poupa esforços para animar o público com umas piadas mais brejeiras.
18 discos depois, levam Rosinha a um estrelato nacional, graças ao seu talento, aos sucessos atrás de sucessos e a uma constante presença nas rádios e tvs nacionais.
Rosinha com Bárbara Tinoco
Ao contrário da maioria dos artistas da sua idade que não se misturam com artistas populares o último tema de Bárbara Tinoco teve uma participação inesperada de Rosinha, sendo um salto para fora de pé em tempos de santos populares. “Deixou-me a mala no Comboio” foi um dos temas mais cantados nos santos populares de 2024 mostrando a versatilidade de Bárbara Tinoco.
Curiosidade
Para todos aqueles que pensam que os óculos de sol de Rosinha é uma questão de estilo, saiba-se que na verdade a artista tem fotossensibilidade, razão pela qual tem de usar este objeto com as luzes bastante intensas que tem durante os seus concertos.