O que é Lo-Fi Music?

O que é Lo-Fi?

Lo- Fi nada mais nada menos que o contrário de hi-fi. Se no Hi-Fi, ou alta fidelidade, temos um som sem ruídos e o mais limpo possível, no lo-fi (low fidelity é o contrário. No Lo-Fi é bastante normal encontrar imperfeições, sendo considerada um género pouco polido.

Normalmente as gravações de Lo-Fi têm ruídos externos como é o caso de pessoas a falarem, automóveis a passarem, ruídos ou distorções, que facilmente podiam ser evitados (ou editados) mas o lo-fi mantem toda a sonoridade, dando uma sensação de intimidade e autenticidade do conteúdo.

O Lo-Fi é uma música bastante suave e relaxante, sendo optima para ser música ambiente ou música para estudar, sendo uma marca das produções independentes.

Imperfeição e Autenticidade do Lo-Fi

O Lo-Fi é uma música imperfeita por natureza devido aos ruídos de fndo que tem e à gravação de baixa qualidade que normalmente é apresentada ao ouvinte. Apesar do som, ser orgânico e mais acolhedor, o lo-fi não tem tradicionalmente a qualidade das gravações de alta fidelidade.

O processo criativo no lo-fi é mais genuíno, podendo ter várias sonoridades. Desde um automóvel a passar até um aspirador a trabalhar, tudo vale para que a sonoridade seja diferente, criando uma ligação mais genuina entre o ouvinte a a música.

Na maior parte das vezes até os estados do disco de vinil que antigamente podia ser ouvir do leitor de discos, é artificialmente criado no lo-fi, criando assim uma sensação de nostalgia, uma vez que actualmente isso não acontece quando estamos a ouvir uma música no Spotify.

Música Lo-Fi Youtube
Canal Lo-Fi Hip Hop

História do Lo-Fi

Ao contrário do que se possa pensar, o Lo-Fi não é algo moderno vindo dos live do youtube ou das paylists do Spotify. O Lo-Fi tem origem nos anos 80 quando a cultura do DIY(Faça você mesmo) levava a que os artistas produzissem as músicas em aparelhos sem grande qualidade.

Na década de 90, artistas como Beck ou Microphones popularizaram estes estilo musical. No entanto, foi depois de 2000 com o aparecimento de plataformas de música independente como Bandcamp ou Soundcloud qe o Lo-Fi tomou proporções maiores.

Hoje em dia, as plataformas musicais são as principais divulgadoras de Lo-Fi, levando a que todos conheçam por exemplo os videos de “Lo-Fi hip hop radio”.

Vídeos de Lo-Fi

Ao contrário das grandes produções musicais, o Lo-Fi é conhecido por uma estética visual que acompanha o som. As imagens são tradicionalmente de baixa resulução com animações simples e com cenas urbanas ou paisagens calmas. É difícil pensar em algo mais calmo e relaxante do que um campo de flores, ou um rio a correr com o seu som tradicional.

Tradicionalmente no Youtube, os videos de Lo-Fi são acompanhados de animações traquilas, de forma a que se possa sentir apenas a música não existindo uma grande distração visual por parte do ouvinte.

Lo-Fi: Banda Sonora de Estudo ou Relaxamento

O Lo-Fi é por norma a banda sonora das actividades que pedem uma maior concentração como é o caso de estudar ou meditar. Ao contrário de muitas pessoas que não conseguem estudar com música, o Lo-Fi é um excelente companheiro de estudo permitindo a muitos que se possam concentrar.

A ausência de letras, e as batidas calmas, levam à ausência de distração e a um maior foco de todos aqueles que pretendem por exemplo tirar uma boa nota no exame. Existem muitos que também usam o Lo-Fi como música para adormecer, criando uma atmosfera relaxante e introspectiva, sendo uma excelente cortina sonora para a preparação do sono.

Como o Lo-Fi influência outros estulos musicais

Embora o Lo-Fi tenha iniciado na música indie ou alternatica, o seu impacto pode ser sentido em muitos outros estilos musicais como é o caso do hip hop ou da música electrónica.

Outros estilos que podem ter sido impactados com a evolução do Lo-Fi é o jazz moderno e a música experimental, tendo bastantes artistas optado por incluir alguns elementos do Lo-Fi nas suas composições.

Lo Fi no Youtube ou no Spotify

O Lo-Fi tornou-se uma presença obrigatória no algortimo das plataformas digitais, onde todos os dias milhões de ouvintes ouvem estas batidas sem letra, de forma a executar mais facilmente o que desejam fazer no seu dia-a-dia. Fluxos continuos no Youtube vão surgindo, levando a que o utilizador não tenha de selecionar os temas, podendo estar horas a fio sem ter de mexer no player.

Se o utilizador se manem mais tempo na plataforma, é normal que as plataformas como o youtube permitam que o Lo-Fi tenha cada vez mais adeptos, levando a que as pessoas vejam mais o Lo-Fi como alternativa aos seus artistas favoritos.

Com a evolução e a popularidade deste género musical não é de estranhar que cada vez existam mais playlists deste género musical bem como a criação de eventos ao vivo de lo-fi.

Lo-Fi: a simplicidade musical

Cada vez mais, o Lo-Fi tornou-se algo que as pessoas querem mesmo ouvir. Dificilmente vamos ver venda de cds ou discos de lo-fi, até porque já ninguém compra nem discos nem cd’s mas será cada vez mais natural, as playlists de Lo-Fi continuarem a demonstrar que a Lo-fi tem um caminho pela frente nos ouvidos dos consumidores.

Numa indústria onde é mais importante quem tem mais fama, audiência e clicks, o Lo-Fi torna-se uma forma crua e simples de ver a música, tendo apenas uma estética relaxante, sendo cada vez mais parte dos temas dos artistas mundialmente conhecidos.

Por enquanto, e sempre que houver matéria para estudar ou apenas uma música de fundo sem letra, nem grandes produções, nada melhor que ligar o youtube canal favorito de lo-fi, e relaxar com este género musical que veio para ficar e sem o qual ninguém consegue viver hoje em dia.