Agenda de Concertos de Toy em 2024
- 1 de Setembro – Ferreiras, Albufeira
- 1 de Setembro – Praia da Barra
- 7 de Setembro – Ponte de Vagos
- 12 de Setembro – Tondela
- 14 de Setembro – Alcoutim
- 15 de Setembro – Taveiro
- 20 de Setembro – Amarante
- 23 de Setembro – Soure
- 27 de Setembro – Cabreiros, Braga
- 4 de Outubro – Tavira
- 4 de Outubro – Frende
- 11 de Outubro – Camacha
- 25 de Outubro – Vinhais
- 14 de Dezembro – Navais, Póvoa de Varzim
Um pouco da história de... Toy
Quem é Toy?
António Manuel Neves Ferrão, mais conhecido por Toy nasceu em Setúbal em 10 de fevereiro de 1963.
Início de Carreira
Como outros músicos populares em Portugal, Toy foi durante alguns anos emigrante, tendo voltando a Portugal onde começou a sua carreira como músico. No caso de Toy, os Prestige foi a sua primeira banda, tendo começado a sua carreira a solo em 1985.
Nos primeiros anos de carreira, Toy não escreve apenas para si mas também para outros artistas como Marco Paulo e José Alberto Reis.
Se até aqui intitulava-se de António Ferrão, em 1988, Toy renasce com o single “Mulher Latina” lançando os seus primeiros trabalhos entre 1988 e 1991.
Em 1991 assina pela Valentim de Carvalho editando o trabalho “Quem é quem é”, de onde saem os singles “Quem É Que Nunca Amou” e “Maria Portuguesa”.
Em 1997 assina contrato com a Espacial e grava dois temas bastante conhecidos e que ainda hoje são tocados em todos os seus concertos. “Aguenta-te com Esta” foi o primeira tema que lançou nesta editora. Em 1998 gravou “Estupidamente Apaixonado”.
Na Casa do Toy
Em 2002, lança o álbum “Eternamente Teu” de onde sai o single “És tão sensual”. No mesmo ano participa no programa “Na Casa do Toy” que pretende ser um reality da vida de Toy apresentado pela SIC.
Vários anos passados, e outros tantos álbuns, e em 2016 surge um dos maiores sucessos da actualidade do cantor. “Coração Não Tem Idade (Vou Beijar)” tendo chegado ao nº 28 do top português em 2018 algo pouco normal para este género musical.
Este tema populariza novamente o cantor que começa cada vez a ser mais presente em múltiplos programas de televisão sendo um guilty pleasure dos mais novos que enchem os seus concertos.
Dois anos mais tarde surge mais um sucesso do artista Verão e Amor (Põe a Cerveja no Congelador) levando Toy a um dos mais desejados artistas para as festas e feiras em Portugal.
Concertos
Na actualidade, Toy é um dos artistas com mais concertos em Portugal, percorrendo milhares de quilómetros todos os anos, tendo mais de uma centena de concertos em média nos últimos 10 anos.